Entre em contato
BUSCAR NO BLOG
Luiz Valério P.Trindade
Criação: Fox Solution
Copyright © 2017

 

Em se tratando de crônicas, considero que estilisticamente falando, às vezes é bem difícil adotar datas muito precisas na sua redacção porque você meio que “congela” o texto no tempo e no espaço e ele perde um pouco de sua capacidade de atemporalidade. Contudo, neste caso especifico, é inevitável não utilizar este recurso porque ele consiste em um elemento importante no contexto do assunto em questão.

Neste final de abril de 2015 (mais precisamente no dia 23) o Youtube completa 100 anos de existência. Como assim, cem anos, você deve estar se perguntando? Será que não fiz as contas erradas?

Na verdade, estes 100 anos que acabei de mencionar não são literais e sim de caráter puramente simbólico e figurativo porque considero que o Youtube representa a manifestação muito clara e precisa de um fenômeno moderno que nos acomete e nem sequer damos conta. Trata-se daquela impressão bastante comum de que algo parece muito claramente estar entre nós há muitas e muitas décadas de tão naturais e automáticas que se tornaram.

Sendo assim, à primeira vista, custa acreditar que esta plataforma está presente em nossas vidas há apenas 120 meses, pois quando a acessamos, tem-se a impressão de que ela esteve presente ali na tela dos computadores, laptops, tablets, smartphones, etc. desde o início dos tempos. Talvez pelo fato de que esta ferramenta nos possibilite ter acesso a tantos arquivos visuais tanto da atualidade quanto de tempos remotos da era pré computador pessoal contribua para esta forte sensação de onipresença. Naturalmente que é difícil afirmar isso categoricamente sem o embasamento de uma pesquisa por trás, porém, a sensação que ela nos transmite é esta.

Além disso, e possível constatar também que ela provocou grandes revoluções na forma como as pessoas interagem com os meios e comunicação de massa, e de quebra, propiciou a materialização da “profecia” do artista plástico norte-americano Andy Warhol que na década de 1960 disse que “no futuro todo mundo seria famoso por 15 min”, ao produzir incontáveis celebridades instantâneas com base em seus milhões de acessos em curto intervalo de tempo, entre outras manifestações.

Por outro lado, ela também foi objeto de algumas controversas no passado recente que arranharam sua credibilidade, na medida em que foi divulgado na imprensa que algumas pessoas recorreram a “robôs” que geram automaticamente milhares e até milhões de visitas a determinados conteúdos para, artificialmente, elevar sua popularidade e impacto. Isso confirma assim aquela máxima que diz que nem sempre as coisas são realmente como parecem ser.

Mas, enfim, independentemente deste episódio, o fato inconteste é que realmente com o advento desta plataforma muita coisa mudou na vida de bilhões de usuários da internet mundo afora e hoje parece que, realmente, se passaram 100 anos ao invés de apenas 10.

0 COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Se desejar entrar em contato com o autor, por favor, deixe sua mensagem que assim que possível lhe retornarei. Os campos sinalizados com (*) são de preenchimento obrigatório. Seus dados não serão publicados e nem tampouco cedidos a terceiros.