Entre em contato
BUSCAR NO BLOG
Luiz Valério P.Trindade
Criação: Fox Solution
Copyright © 2017

 

Na condição de escritor, tenho observado que muitas vezes autores independentes em início de carreira avaliam que como seu trabalho tem qualidade, é criativo e diferenciado, isso basta para que sua obra conquiste o coração e a mente de seus leitores.

 

Naturalmente que a qualidade literária é de suma importância e requisito fundamental para que agrade aos leitores.

 

Contudo, é possível constatar também que, na prática, somente este fator não é suficiente para que seu trabalho se torne amplamente conhecido do maior número possível de leitores.

 

Diante deste cenário, o que o autor independente em início de carreira pode fazer?

 

É preciso agir de forma planejada e sistematizada para potencializar suas oportunidades.

 

Para esta finalidade, é que defendo ser importante adotar algumas estratégias do que classifico de Marketing Literário.

 

E o mais interessante disso, é que existe um grande número de ações possíveis de serem adotadas que estão ao alcance da maioria dos autores independentes em início de carreira, porém, que muitos não tem plena ciência disso.

 

Em outras palavras, isso significa dizer então que, mesmo sendo um autor independente em início de carreira com recursos limitados, existe sim a possibilidade de realizar um trabalho de divulgação muito consistente, bem planejado e gastando bem pouco.

 

Para autores patrocinados por editoras, naturalmente que eles já contam com o apoio especializado do departamento de marketing da empresa que se responsabiliza pela ampla divulgação da obra em variados canais de comunicação.

 

Contudo, nem sempre o autor independente conta com este tipo de estrutura à sua disposição. Como consequência, mesmo que seu trabalho seja de elevada qualidade, corre o sério risco de ter sua obra conhecida junto a um público de alcance mais restrito.

 

Por outro lado, a adoção de algumas estratégias de marketing em prol da divulgação de sua obra literária irão colaborar para que seu trabalho se torne conhecido de uma audiência muito mais ampla do que seu círculo pessoal de amigos e familiares.

 

Para este efeito, o conjunto de estratégias simples, eficientes e ao alcance da maioria dos autores independentes em início de carreira eu as chamo de Ecossistema de Marketing Literário, o qual é composto por 14 canais e plataformas de comunicação.

 

Adicionalmente, o que particularmente considero muito interessante é que, ao contrário do que possa eventualmente parecer a princípio, a adoção destas estratégias não requer conhecimento profundo e especializado em marketing, pois grande parte delas é bastante intuitiva e de simples assimilação. E, ainda por cima, independem de qual gênero literário você se dedica a escrever.

 

Pensando no cenário que acabei de descrever é que elaborei o livro Quem não é visto, não é lembrado, o qual encontra-se disponível nas livrarias Clube de Autores e Apple iBooks Store. Ele aborda os seguintes tópicos:

 

  • O Que é marketing
  • O livro também é um produto
  • Você é sua marca
  • Você sabe com quem está falando?
  • Você sabe onde está pisando?
  • Como tornar o seu trabalho conhecido
  • Recursos adicionais para autores
  • Expandindo horizontes

 

Portanto, para finalizar, se você se dedica à carreira literária de forma independente e almeja seriamente evoluir nesta jornada, o livro foi elaborado tendo você em mente e tem por objetivo compartilhar conhecimento, experiências práticas e dicas valiosas simples e bastante acessíveis, porém, de grande eficácia e que seguramente irão contribuir para encurtar a distância entre sua obra e o público leitor.

0 COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Se desejar entrar em contato com o autor, por favor, deixe sua mensagem que assim que possível lhe retornarei. Os campos sinalizados com (*) são de preenchimento obrigatório. Seus dados não serão publicados e nem tampouco cedidos a terceiros.