Entre em contato
BUSCAR NO BLOG
Luiz Valério P.Trindade
Criação: Fox Solution
Copyright © 2017
25/09/2016
0 Comentários
0 Gostei

 

There are certain particular moments in life when we are caught wondering whether miracles can actually happen. At first sight, they may look like something so supernatural and unlikely to occur that, not surprisingly, many people can question the possibility of them ever taking place. Having said that, to accurately identify and explain the origin of peoples’ doubt about the likelihood of miracles it is a difficult task to accomplish that certainly would demand further study, but out...

06/09/2016
0 Comentários
0 Gostei

Que cidade é esta? Também quero viver nela

 

Considero muito interessante e, ao mesmo tempo intrigante, observar as campanhas eleitorais dos principais postulantes ao cargo de prefeito. Não tenho como afirmar categoricamente que são todas exatamente iguais nos mais de 5.000 municípios existentes no país porque as realidades são bastante distintas. Contudo, é possível inferir que, pelo menos nas maiores cidades a mensagem eleitoral segue um modelo bem homogêneo.

Municiados de...

18/06/2016
0 Comentários
0 Gostei

 

Clik here to check my most recent textual animation.

01/05/2016
0 Comentários
0 Gostei

 

Este novo livro que acabo de lançar consiste em um breve ensaio fotográfico sobre a cidade de Boston nos EUA abrangendo marcos como, por exemplo, Harvard University, MIT, Boston Common, Berklee College of Music, The Old Estate House, entre diversos outros. Você pode lê-lo online ou baixar em seu computador ou dispositivo móvel (gratuitamente). Para este fim, basta acessar o arquivo na Apple iBooks Store, no SlideShare ou na plataforma ISSUU. Além deste lançamento, em todas elas você...

24/04/2016
0 Comentários
0 Gostei

 

Considero que no relacionamento humano, um dos aspectos mais interessantes, intrigantes e rico constitui-se na confiança mútua.

 

Primeiramente, porque ela é resultado direto do tempo, de tal forma que, a tendência é que quanto mais tempo se passa, mais ela tende a se fortalecer e se constituindo num dos principais pilares de sustentação de qualquer relacionamento.

 

Naturalmente, que você, provavelmente, irá se recordar de uma pessoa ou outra que lhe “inspirou” confiança...

30/03/2016
0 Comentários
0 Gostei

 

O Frases Famosas (há uma década no ar) consiste no primeiro site em Língua Portuguesa de citações, pensamentos, provérbios, ditados e expressões idiomática e frases de filmes. E a partir de agora conta também com inspiradoras frases e citações de minha autoria extraídas dos seguintes livros: a) Artesão das Palavras; b) Ao seu redor; e c) Tempos de Descobertas.

 

Confira hoje mesmo acessando Frases Famosas e...

28/03/2016
0 Comentários
1 Gostei

 

Carinho, amor, afeição, bem querer, cuidado, interesse, saudade, proteção, simplicidade, cumplicidade, troca, confiança, respeito, amizade, namoro, relação afetiva, zelo, preocupação.

Incrível como um “simples” ato de andar de mãos dadas com outra pessoa possa simbolizar tantas coisas ao mesmo tempo. Para quem testemunha a cena fica um certo ar de mistério e indefinição, pois como o gesto pode significar tantas coisas, não é possível determinar com precisão qual o elo entre as duas...

20/03/2016
0 Comentários
0 Gostei

 

Na condição de escritor, tenho observado que muitas vezes autores independentes em início de carreira avaliam que como seu trabalho tem qualidade, é criativo e diferenciado, isso basta para que sua obra conquiste o coração e a mente de seus leitores.

 

Naturalmente que a qualidade literária é de suma importância e requisito fundamental para que agrade aos leitores.

 

Contudo, é possível constatar também que, na prática, somente este fator não é suficiente para que seu...

13/03/2016
0 Comentários
0 Gostei

 

Gostaria de falar sobre o amor, mas pensando melhor, acho que ainda não é bem este o sentimento. Talvez seja o bem querer. Inclusive, acredito até que ele precede o amor. Ele vai meio que preparando o terreno para, quem sabe, a chegada do amor algum tempo depois.

O bem querer começa meio de forma despretensiosa, sorrateiramente, à espreita, assim como quem não quer nada e lentamente, sem que notemos, começa a ganhar corpo.

Se no início você mal notava a pessoa e ela se resumia...

08/03/2016
0 Comentários
0 Gostei

 

Diz a cultura popular que a esperança é a última a morrer, e nessa mesma linha de raciocínio alguém, com um aguçado senso de oportunidade, disse que no final tudo dará certo e, se ainda não deu, é porque o final ainda não chegou.

Até que ponto estas duas frases têm ou não razão, é difícil de precisar.

Na verdade, acho até que nem se trata de saber se têm razão ou não, mas, sim, de questionar qual o efeito que elas serão capazes de provocar no comportamento das pessoas e em nossa...

06/02/2016
0 Comentários
1 Gostei

 

Este novo trabalho consiste em um ensaio literário-fotográfico que expõe a visão de um conjunto de 24 cidades de 09 países não de forma convencional e linear com elas simplesmente expostas uma imediatamente na sequência da outra enaltecendo suas belezas e peculiaridades. Ele subverte completamente esta organização ao explorar, na verdade, o que foi designado como suas eventuais convergências, congruências, contrastes e similaridades por intermédio de 12 categorias temáticas que...

03/01/2016
0 Comentários
1 Gostei

 

Era da Informação. Esta é a mais recorrente expressão utilizada para descrever o contexto social contemporâneo em que estamos inseridos. Trata-se de uma época onde o intelecto, o saber e o conhecimento especializado tem muito mais valor do que a força bruta, a simples produção em massa ou as chamadas commodities (ou seja, bens e/ou produtos pouco ou nada diferenciados como minerais metálicos, grãos, produtos agrícolas, carnes, etc.).

Esta mesma Era da Informação nos brindou com...

27/12/2015
0 Comentários
1 Gostei

 

Acaba de ser lançada minha mais recente produção literária (Desvendando São Paulo) disponível na iBooks Store da Apple. Este trabalho consiste em um ensaio literário-fotográfico sobre a capital paulista que une textos inéditos com imagens de pontos marcantes e surpreendentes da cidade. Cinfira já!

 

08/12/2015
0 Comentários
0 Gostei

 

A partir de agora, o ensaio literário-fotográfico bilíngue (português-inglês) ‘Bancos | Benches’ está disponível também na livraria virtual da Apple e você pode lê-lo em seu iPad ou Mac. Não deixe de acessar para adquirir o seu exemplar e também para conferir todos os demais livros de minha autoria que já se encontram disponíveis também na iBooks Store.

 

From now on, the bilingual (Portuguese-English) photo-literary essay ‘Bancos | Benches’ is also available at Apple’s virtual...

10/11/2015
0 Comentários
0 Gostei

 

Leia a íntegra da entrevista concedida recentemente para o portal Arts Illustrated clicando aqui. A entrevista está em inglês, no entanto, o portal possui o recurso de tradução automática pelo Bing, bastando clicar no ícone correspondente existente na própria página (canto superior esquerdo). Obrigado.

09/10/2015
0 Comentários
0 Gostei

 

Reprodução de matéria recente veiculada no jornal “The São Paulo Times”.

26/09/2015
0 Comentários
0 Gostei

 

People are what they are.

They come and go in our lives

From time to time.

 

There are people who are kind to us

And there are also others who are not

That is simply the way things are.

 

There are people who leave on us

A lasting impression,

Whilst there are others

We hardly remember of.

 

Let us not forget those

Who teach us so much

With so little or with very simple gestures.

 

And above all,

There are people who inspire us

To...

12/09/2015
0 Comentários
0 Gostei

 

Versar sobre a histórica, inédita e acachapante derrota sofrida pela Seleção Brasileira contra a Alemanha na chamada “Copa das Copas” seria, mais ou menos, como se diz popularmente, bater em bêbado. E na verdade, o objetivo desta crônica nem consiste em falar sobre futebol propriamente dito e sim muito mais em desenvolver algumas análises críticas a partir deste episódio marcante em nossa história recente.

Se realizarmos uma breve regressão temporal para os cinco ou sete anos que...

06/09/2015
0 Comentários
0 Gostei

 

Observa-se que certas pessoas são dotadas de habilidades especiais e singulares que as tornam únicas ou referências soberanas em suas respectivas áreas de atuação. Além disso, é possível verificar também que a forma como desfilam seu talento nos causa grande admiração e, muitas vezes, nos faz crer que o difícil é fácil de ser atingido, tamanha a perfeição e controle que elas demonstram ter da situação. Mas, naturalmente que não são nada fáceis e justamente por isso que estas pessoas se...

08/06/2015
0 Comentários
0 Gostei

 

"Bancos | Benches" consiste em um ensaio literário-fotográfico abordando bancos públicos de oito cidades internacionais (Cambridge, Edimburgo, Hastings, Lisboa, Londres, São Paulo, Southampton e Vancouver).

Muito mais do que um exercício de técnicas fotográficas avançadas e de edição e tratamento de imagens, este livro se propõe a descortinar o valor supreendente deste importante mobiliário urbano que muitas vezes passa despercebido pelas pessoas.

Ele já está disponível à venda na...

27/04/2015
0 Comentários
0 Gostei

 

Em se tratando de crônicas, considero que estilisticamente falando, às vezes é bem difícil adotar datas muito precisas na sua redacção porque você meio que “congela” o texto no tempo e no espaço e ele perde um pouco de sua capacidade de atemporalidade. Contudo, neste caso especifico, é inevitável não utilizar este recurso porque ele consiste em um elemento importante no contexto do assunto em questão.

Neste final de abril de 2015 (mais precisamente no dia 23) o Youtube completa 100...

01/04/2015
0 Comentários
0 Gostei

Tem novidade no portal!

18/02/2015
0 Comentários
1 Gostei
 
Como faz para se esquecer
O que permanece vivo na memória?
 
Como se apaga
O que borrachas não dão conta?
 
Como se fecha uma janela
Que insiste em permanecer aberta?
 
Como se quebra uma pedra dura
Com porcelana fina?
 
Como virar a página de um livro
Que vive retornando sozinho à página anterior?
 
Como se cala uma voz
Cujo silêncio fala mais alto do que um trovão?
 
Como colocar uma pedra
Sobre uma saliência que não a deixa no...
13/02/2015
0 Comentários
0 Gostei

Durante muitos anos se disse que o Brasil era o “país do futuro” e uma nova potência emergente, sobretudo depois que se deixou de utilizar a nomenclatura “países do terceiro mundo” para designar nações como a nossa e adotou-se “países em desenvolvimento”.

Quando o economista britânico Jim O’Oneill do banco de investimentos Goldman Sachs nos EUA cunhou o termo BRIC anos atrás então para sinalizar o grupo de quatro países (Brasil, Rússia, Índia e China) que se tornariam as novas locomotivas...

12/12/2014
0 Comentários
0 Gostei

 

Leia a matéria especial de capa da Revista Divulga Escritor em sua edição de dezembro 2014 e janeiro de 2015 que aborda sobre a obra Artesão das Palavras, de minha autoria. Basta clilcar na imagem.

10/11/2014
0 Comentários
0 Gostei
 
O Reflexo das Águas
 
Há um pensamento famoso atribuído a Heráclito que diz que “Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras”.
 
Considero também que nem sempre temos a oportunidade de revisitar um local distante que, por algum motivo, tenha marcado profundamente a nossa história pessoal. E quando digo distante, não estou me referindo a um bairro vizinho ou a uma cidade situada a poucos...
28/10/2014
0 Comentários
0 Gostei
 
Chama de Vela
 
Sabemos que existem várias formas de se gostar de alguém que consideramos especial em nossas vidas e, dentre elas, gostaria de destacar quando este sentimento não é correspondido na mesma medida.
 
Esta situação é comumente chamada de amor platônico mas, entendo que, na verdade, ela pode ser vista sob um prisma diferente o qual intitularia como “chama de vela”.
 
Neste contexto, a analogia se refere a chama de uma vela que hora se fortalece e consome...
24/10/2014
0 Comentários
0 Gostei

 

Já está disponível no Youtube a sinopse do meu livro. Basta clicar diretamente na imagem para assistí-lo.

Obrigado,

 

Luiz Valério

24/06/2014
0 Comentários
0 Gostei

 

Amei tanto que a certa altura da vida,

Cheguei a duvidar que o amor pudesse de fato existir.

 

Eu que tanto amei, por diversas vezes,

Já estive tão perto de conquistá-lo em definitivo.

Mas teimoso como ele é, escapou-me mais de uma vez por entre os dedos,

Como areia bem fina.

 

Eu que tanto amei,

Já acreditei,

Já me iludi,

Já me feri,

Já me decepcionei,

Já me desesperei,

Já me descabelei,

Já chorei de alegria incontida,

Já ri de tristeza...

21/04/2014
0 Comentários
2 Gostei

Comumente diz-se que o brasileiro deixa tudo para a última hora, procrastinando todo e qualquer compromisso importante. Diz-se também que o povo brasileiro não tem memória histórica e esquece (ou desvaloriza) tudo com muita facilidade. Adicionalmente, é frequente ouvirmos também a máxima de que os cidadãos brasileiros não sabem votar e, consequentemente, residiria aí grande parte da origem de nossos endêmicos problemas políticos (tais como casos fragorosos de corrupção, má gestão dos...

22/03/2014
0 Comentários
1 Gostei

Você alguma vez já seu deu a oportunidade de parar por alguns instantes para se perguntar qual o papel que o Sol exerce em nossas vidas?

 

Pode ser que a primeira ideia que vem à mente esteja, de algum forma, relacionada a aquecimento e momentos de lazer. Eu diria que, de fato, também envolve estes aspectos. Mas, por outro lado, diria também que vai além disso.

 

Naturalmente que a questão do aquecimento é a mais evidente, pois a Terra é, por natureza, fria e gelada. Basta...

02/03/2014
0 Comentários
2 Gostei

26/02/2014
0 Comentários
2 Gostei

De acordo com a definição formal, o substantivo masculino espetáculo designa qualquer evento que nos atrai a vista e prende a atenção, sendo que na maioria das vezes nos remete a representações teatrais, cinematográficas, circenses, danças e artísticas de uma forma geral.

 

Ainda neste contexto, uma partida de futebol também pode ser classificada como um espetáculo, na medida em que reúne características similares às manifestações artísticas mencionadas.

 

No entanto, ao...

24/02/2014
0 Comentários
1 Gostei

Muito mais do que um movimento artístico que surgiu no final do século XVIII e vigorou por boa parte do século XIX, o romantismo também pode se manifestar na forma como os casais se relacionam. Ou seja, como um homem corteja e trata uma mulher e como esta pode perceber, lidar e/ou retribuir o cortejo.

 

O galanteio de bom gosto, fino e educado está ao alcance de qualquer pessoa, pois independe de poder aquisitivo. Ser educado, cortês e gentil com seu cônjuge não deveria ser um...

07/01/2014
0 Comentários
1 Gostei

Em junho de 2013, praticamente o Brasil inteiro (ou pelo menos as principais metrópoles) foi dominado por maciças e espontâneas manifestações de rua por parte de cidadãos protestando contra a corrupção crônica e endêmica, baixa qualidade dos transportes públicos, violência, baixo nível de nossas escolas, sistema público de saúde precário, entre outras bandeiras. Neste cenário, ficou amplamente conhecida a expressão “padrão FIFA” para caracterizar o que é considerado como de alto nível,...

15/12/2013
0 Comentários
0 Gostei

Recentemente estava lendo algumas revistas semanais de notícias e deparei-me com algo que me fez refletir mais detidamente. As reportagens eram sobre um ranking de personalidades do ano, pessoas mais influentes e destaques em diversas áreas.

 

Nestas relações e rankings publicados anualmente, a predominância absoluta é de pessoas que, de uma forma ou de outra, já desfrutam de elevado grau de visibilidade nos diversos meios de comunicação ao longo do ano.

 

Invariavelmente, são...

03/10/2013
0 Comentários
0 Gostei

Desde que somos alfabetizados ainda quando crianças, escrever tende a tornar-se um ato contínuo e, por que não dizer, praticamente automatizado. Aprendemos as regras gramaticais que permitem que nos expressemos com a precisão desejada e assim conduzimos nossas vidas.

 

Porém, considero que escrever é muito mais amplo do que isso. Escrever (não importa em qual idioma) não é, ou não deveria ser, um ato marcado por automatismo onde saímos enfileirando palavras lado a lado, de acordo com...

03/10/2013
0 Comentários
0 Gostei

É possível observar em nossas vidas que a passagem de fases (infância – pré-adolescência – adolescência – idade adulta – maturidade) é marcada por um fator comum: descobertas.

Naturalmente que quanto mais jovens somos, a tendência é que elas se manifestem com maior profusão, pois muitas coisas ainda nos são muito novas.

 

Contudo, peço que não tire conclusões precipitadas e considere que na vida adulta ou muito mais madura as descobertas também não se manifestem. Pelo contrário....

04/08/2013
0 Comentários
0 Gostei

Sabe-se que na natureza existem algumas leis universais que são válidas em qualquer lugar de nosso planeta, tais como a Lei da Gravidade, por exemplo.

 

No entanto, muitas vezes, é possível observar que na sociedade brasileira impera uma total inversão de valores onde o contrário das coisas é que dá a impressão de ser a lei universal.

 

Se, em condições normais, água de torneira não retorna, lamentavelmente, a mesma analogia não se aplica a diversas situações cotidianas no...

02/11/2012
0 Comentários
0 Gostei

 


Chorar é uma reação natural das pessoas ante uma situação de grande emoção (seja ela um momento de alegria e contentamento, um momento de apreensão ou de tristeza).
 

Tais momentos provocam reações tão fortes em nosso íntimo que mexem conosco da cabeça aos pés e tem-se a nítida sensação de que algo precisa sair de nós para aliviar esta pressão interna.

 

Daí as lágrimas surgem em nossos olhos como a erupção de um vulcão que outrora jazia adormecido. Elas podem vir em...

01/09/2012
0 Comentários
0 Gostei

 

Há algum tempo era bastante comum recorrermos a cartas (algumas datilografadas, outras escritas à mão e algum tempo depois digitadas) para nos comunicar com as pessoas que estavam distantes de nós. Enviar uma carta era praticamente um ritual cercado de simbolismos e significados, pois partia desde o que escrever para determinada pessoa, passava muitas vezes pela escolha do papel de carta, o envelope e, em algumas circunstâncias, qual selo iria completar a decoração final. E a...

31/07/2005
0 Comentários
0 Gostei

Utilizo esta analogia extraída das histórias em quadrinhos para simbolizar meu desejo de ter o direito de ser uma pessoa normal por mais tempo em minha vida.

Estamos todos inseridos em uma tremenda roda viva que nos comprime, oprime, espreme e nos cobra para sermos super-homens o tempo todo.

Esta situação é ainda mais acentuada nos grandes centros urbanos onde a competição por um lugar ao sol é extremamente elevada, mas nem por isso significa que as pessoas que vivem em cidades de...

18/11/2004
0 Comentários
0 Gostei

Smartphone, TV digital, e-books, blu-ray, residência digital do futuro, lousa digital, tablets, maquinários industriais digitais, entre inúmeras outras possibilidades.

Esta é a vida e o mundo no qual vivemos atualmente onde praticamente tudo o que conhecemos é precedido (ou a contém de alguma forma) por esta palavra mágica “digital”.

Recordo-me que há pouco mais de duas ou três décadas não era incomum residências com aparelhos de televisão em preto e branco, as quais eram constituídas...

22/01/1996
0 Comentários
0 Gostei

 

Certa ocasião fiz uma “descoberta” muito interessante. Estava caminhando pela calçada a caminho do banco e então me deparei com um carro de aspecto, a meu ver, não muito atraente. Ou seja, em outras palavras, era um carro feio. Então disse pra mim mesmo “que carro estranho este. Não sei como ele é por dentro, mas que ele é feio, isso é”.

 

No entanto, logo após ter proferido esta frase mentalmente, percebi o que realmente tinha dito: “não conheço ele por dentro, mas acredito...

27/02/1995
0 Comentários
0 Gostei

 

Não era minha intenção

falar sobre o tempo

porque sua sensação é algo

muito relativo e até ilusório,

muito embora ele nos seja muito importante.

 

Porém,

não posso me furtar

a falar sobre o tempo

passado,

presente

e, principalmente, futuro.

 

Ao falar sobre o passado,

lembro-me de quando

você entrou em minha vida

de uma forma toda especial

e em um momento

o qual sentia muito

a necessidade de

doar-me e me abrir para o...

08/11/1992
0 Comentários
0 Gostei

Já foi dito que a vida é composta de momentos e que em vivendo-se cada um deles com a maior intensidade possível, ter-se-á vivido intensamente.

Pois bem, existem momentos em que se experimenta um estado que eu chamaria de pureza.

E eu explico por que.

Nesses momentos de pureza você se despe completamente de todo e qualquer valor material que regula sua vida.

Não importa que roupa você esteja usando, qual a sua condição social, qual o seu nível de formação acadêmica, enfim, você é...

02/08/1992
0 Comentários
0 Gostei

 

Para viver um grande amor

acredite,

confie,

pois desta forma você estará sempre

aberto e receptivo às coisas boas da vida.

 

Para viver um grande amor

lembre-se de que ninguém é perfeito,

inclusive você.

 

Para viver um grande amor

ame verdadeiramente e

automaticamente receberá o mesmo

em troca.

 

Para viver um grande amor

tenha em mente que

devemos olhar sempre com

o olhar do entendimento.

 

Para viver um grande amor

é...